PEDRO CHAVES
Gordinho, lembra das sessões pinkfloyd.
E dos lanches de madrugada que o pessoal de Amaro preparava pra turma
Embora esse episódio Pettena já tenha colocado no seu livro, esse que segue foi o momento mais tenso que vivi, principalmente pelo inusitado. Foi quando depois do tiroteio na área de segurança, a UNITA começou a entrar na área dos nossos alojamentos. Nesse momento começamos a imaginar como agir usando a nossa grande experiência nesse assunto.
Estávamos na Casa da Dinda e entendemos que para a segurança de todos tinhamos de evitar a possibilidade de eles entrarem em alguma das casas, o pessoal começar a gritar, e a surpresa pudesse fazer com que eles disparassem e atingissem alguém.
Resolvemos que um grupo deveria sair e recepcioná-los disponibilizando as instalações e garantindo que não haveria nenhuma reação.
Saímos eu, Alexandre e Vilarinho.
Não fazíamos ideia de qual seria a reação deles.
A tropa se resumia a garotos, maltrapilhos, com olhos injetados.
A conversa estava caminhando bem, eles já estavam continuando a sua patrulha quando algum de nós falou algo que não soou bem aos seus ouvidos. Nesse momento um deles se virou e deu um tiro em nossa direção. Imaginem como os nossos retentores se fecharam. kkkk
Felizmente após o ocorrido, eles se deram por satisfeitos e continuaram sua patrulha.
Aliando o adiantar da hora ao meu nível alcoólico, porque hoje é sábado, relembro a chegada em Luzamba do Capitão que liderou a tomada de Cafunfo.
O cara chegou ameaçando matar todos os brancos, brasileiros ou não, e angolanos não UNITA.
Esse fato nos deixou muito preocupados e resolvemos levar o fato ao Cel.Santo Antonio. Descemos eu, Alexandre Rocha e Vilarinho.
Colocamos a situação e pedimos providências. Para nossa surpresa, o Cel. disse que não detinha total controle sobre seus liderados, (álcool/narcóticos) e que era para tomarmos cuidado na forma de abordagem com eles.
PQP, pensamos, ainda mais essa
Ótima lembrança Paulo!
Foi hilário! kkkkk
Eu estava dirigindo um Jeep bandeirantes, Carlinhos ao meu lado e vc entre nós sentado no banco traseiro. Estava chovendo e subíamos uma rampa num trecho de estrada que vc tinha acabado de fazer com um mix de argila com quiabo.
No meio da rampa, as rodas começaram a deslizar e em vez de subir começamos a escorregar lentamente de ré e lateralmente até a roda traseira cair numa vala o que fez o Jeep parar e tombar lentamente para o meu lado.
O Carlinhos, que estava com o cinto de segurança, ficou pendurado sobre mim.
Pelo que me lembro, felizmente, nós e o Jeep só tomamos um susto.
Construção dos Novos Fornos:
Tínhamos adquirido a nova extrusora com capacidade para 100 000 tijolos mensais e necessitávamos construir novos fornos e uma nova chaminé. Por indicação do Barreto mobilizamos do Brasil um especialista em construção de fornos e de chaminé.
Os tijolos para a fabricação dos fornos, com pequenas adaptações, já estávamos produzindo; a grande surpresa veio quando estávamos nos preparando para iniciar a chaminé, que segundo o especialista, necessitava do emprego de argila branca.
Onde encontrar a tal argila branca.?
Na altura o Barreto estava em “pé de guerra” com o especialista… problemas de relacionamento (… Barreto não entende do assunto, quer aparecer, etc etc) enfim uma disputa de egos e uma grande maka a resolver.
O especialista ameaçou retornar para o Brasil e sem ele não teríamos como avançar com a chaminé.
Após conversas voltamos ao importante, onde encontrar a argila branca. Aí entra o Pimenta que prontificou-se em ajudar na busca da bendita argila branca.
Durante a busca notaram que uma família cupins carregava para fora do cupinzeiro a tal argila branca.
Eureca! “Depletamos” muitos cupinzeiros e obtivemos a tão procurada argila branca.
Construção da Casa de Banho:
Na cerâmica não existiam casas de banho. Por tradição “resolviam se “nas matas próximas.
Com aumento do contingente de trabalhadores e com brisas “favoráveis” o odor invadia o ambiente de trabalho. Necessário se fez construir-se casas de banho.
Para resolver fui em busca do amigo Djean, que sempre prestativo construiu apenas uma casa de banho.
Ele sabia que entre os trabalhadores haviam pessoas de ambos os sexos. Visionário construiu a primeira casa de banho unissex a trinta anos atrás.!!!
Na data prevista (com bichas alinhadas – filas e não paneleiros), algum discurso (sem isolamento social) e festa, foi inaugurado o vaso branco da casa de banho.
No dia seguinte iríamos verificar o grau de satisfação dos usuários.
Pimenta , fez falta o manual de uso !!!
A Fazenda do Cafunfo
Rotineiramente visitava a fazenda, como o meu não tinha som, sempre negociava com o GAF João Carlos , meu parceiro de quarto, para trocarmos de carro pois a carrinha dele tinha um toca fita, assim podia viajar ouvindo as minhas musicas do Pink Floyd com todo o volume.
Outra forma, menos frequente, quando conseguia a liberação com Mr. John, ia de helicóptero, pilotado pelo Atandele em seus voos de adrenalina caça macacos.
Voava próximo a copa das árvores, segundo ele para evitar tiros de garimpeiros.