DJEAN
Aliás esse negócio de história Naim….. não joguem a primeira pedra pq volta pedreira. Tem um amigo meu que ficava falando da primeira namorada que ele não esquecia e perguntei o que ela dizia para ele…respondeu MUUNN!
Naim vc lembra dessa história…..eu ficava no fim de tarde dos domingos com uma turma na varanda da G.H. admirando as conversas e aí vinha o bode e namorava com 10 cabras na nossa frente!! Covardia!!
Mas tinha um cara que vendia som pelo dobro do preço e contava que namorou Magda Cotrofe! A musa da Playboy na época……quem lembra??
Obrigado, Carlos, Ivete, Marize, Neusa, São, Zab, Rodney, Paulo R. Arede um GG abraço em vc e todos que aqui estão.
Hoje a tarde/noite vamos botar fogo no grupo BBL (qdo tomar 🍷🍷), vou citar algumas verdades vcs vão saber quem foram:
. O maior Gratinador
. Os periodistas
. Os Azulejistas
. O Mineiro
….. muitos outros!
Vcs dois são os que mais sabe das coisas que vão ser reveladas….. Esse engenheiro que falou já vi voltar mamado(carregado)de carrinho de mão e não queria pegar malária….vou citar uma profecia sua que não aconteceu!! AGUARDEM!!
Rodney vc lembrou o meu maior desafio em Luzamba….. dividir o quarto com Paulo Ramos!!!
Bom dia GENTE!!
Ontem passava um filme na minha cabeça(emocionado) de um grande projeto e de pessoas maravilhosas, lembro sim de todas as pessoas com muito carinho e respeito.
As fotos das pessoas me deixaram muito emocionado, seguimos um grande líder Delmar além de Naim, Mr. John e outros, mas o que fez a diferença foram todos vcs!!
Altair, Amaro, Pettená, Victor, Perereca, Bello, Nilton Teti, Arede, Vilarinho, Leonardo Tavares, Pedro Chaves, Carlos Guimarães, Paulo Ramos, Alexandre Cohin, Josué, Guedes, Pimenta, Alexandre Rocha, João Cocada, IVETE, NEIDE, MARIZE,CLEIDE, SONIA, ZIMIRA, MIRIAN, DIANA, ARABELA, CONCEIÇÃO…e todos que aqui estão e outros que já se foram.
GUERREIROS!!
Parabéns Fernando, grande abraço para vc, boa lembrança e tb da primeira COLUNA que veio de Luanda e em cada caminhão acompanhava uma dama com o motorista e foram diretamente para o alojamento dos funcionários…foi uma farra e tanto só não foi maior do que o arrasa quarteirão que o cozinheiro pernambucano fez, abateu em uma noite 22 carentes!! No outro dia o encarregado Chico nos dizia que não entendia por que quando acertam no recurso que aliviava a pressão dos funcionários e tinha que ir embora… Luzamba!!
Meu amigo Paulo, homem destemido, impetuoso e inteligente, a sua chegada a Luzamba foi muito importante para que eu pudesse seguir em frente, logo após a sua chegada ocorreram fatos muito pesados(morte e ameaça com arma) com pessoas da minha equipe e vc foi na frente resolver me poupando, já estava dando sinais de cansaço e essas atitudes suas me despertaram novamente.
Obrigado!
Agora viver a dois é muito difícil imagine dois homens PQP!!
Rodney, éramos alimentados pelas histórias e tinha um amigo meu (Pettená) que ficava intrigado com a quantidade, era uma por cima da outra (criatividade pura) e aí vem o cidadão e fala que teve um caso com Magda Cotrofe!!! Nossa musa da Playboy ali na mão de muitos e o cara me vem com a história que ela que cantou ele!!! Imagine.
A minha sugestão, identificar um roteirista para ajudar o Pettená e posteriormente partir para o filme! LUZAMBA ……………
Aliás tenho alguns nomes que fariam os papéis principais:
.Delmar…….Brad Pit
.Mr.John…..Sean Connery
Miss Barbara….Artista chefe de 007
.Naim……Hugh Jackman
.Nilton Teti….Zé do Caixão kkkk
Johan e Daise… Leonardo de Caprio e Catherine Zeta-jones
.Victor Mota…Tom Cruise(missão impossível)
.Paulo Ramos…Ele mesmo artista puro
.Pettená… Jack Nicolson
.Altair…..Roger Moore(007)
.Rodney e Zab…Denzel Washington e Demi More
.Mirian…..a artista do Flashdance
.Marize….Farrah Fawcett
.São Melo..Hale Berry
.Ivete…. Simone cantora
Tem mais e aceito sugestões…..
Então vamos deixar NT como Zé do Caixão mesmo pois já está familiarizado.
.Jucá……. Sidney Magal
.Adalb. Bello…. Morgan Freeman
.Andy Mach….Pete Townshend (The Who)
.Pedro Chaves…..Peter Fonda
.Carlos Guimarães…Robert de Niro
.Neusa Fernandes….Edith Piaf(revelação)
.Neide…..Jamie Lee Curtis
Amigos, estou encantado com todos os depoimentos, mas na mesma linha de Delmar gostaria de registrar que fizemos muitas coisas no Projeto Luzamba e em um momento muito delicado para o País, fomos intensos e realizamos em todas as frentes! Provoco que LUZAMBA tenha todos os depoimentos das realizações (muitas), comunicação, logística, infraestrutura, agricultura, convivência de diversas nacionalidades, riscos/ sustos diários e o plano de evacuação planejado e realizado de forma extraordinária.
LUZAMBA foi inusitado, intenso e para mim as vezes inseguro e violento.
Nos superamos todos (GUERREIROS/AS), desculpem se o meu foco fica na relação das pessoas, mas acho que foi o ponto pra mim mais destacado!!!
Obrigado a todos e aqueles que me convidaram para o GRUPO
“OS PERIODISTAS”
Primeira parte
Vou começar informando que os tais eram aqueles que se aproveitavam das nossas viagens periódicas e os COMPARO AS HIENAS, que roubam a caça (conquista) dos outros predadores e riem descaradamente, SEGUNDO o meu companheiro de quarto fui vítima de alguns.
Como estávamos na África eu me definia/parâmetro como um LEOPARDO, camuflagem perfeita, estratégia de caça adequada e o meu sonho (era um romântico) seria guardar a conquista em uma casa na árvore(leopardo) mas como não existia o melhor era deixar no GRUPO para proteger.
As HIENAS eram imperdoáveis avançaram e destruíram o meu esconderijo e segundo o meu parceiro fizeram o abate!!
Segunda parte
No meu retorno já recebo uma mensagem em Luanda “gordinho bote óculos escuros, furaram seus olhos”, me fiz de desentendido e segui, quando cheguei ao Cafunfo já tinha uma faixa “BEM VINDO GORDINHO, mas não esqueça dos óculos”.
Ao chegar em Luzamba (a tarde) aquele silêncio e o meu parceiro não parava de me sacanear, “gordinho não adianta brigar é tudo amigo (hienas) lhe aconselho a pedir prioridade, mas esqueça exclusividade”.
Por semanas a noite e pela manhã ao acordar ele cantarolava gordinho furaram seus olhos…tuco..tuco!
Me recuperei, mas já não era mais o mesmo…. mas isso serviu até para um filme fazendo analogia com esse fato…” Como perder um homem em 10 dias” o meu filme verdadeiro foi…..
“Como perder uma mulher em 15 dias”
Vou escrever apenas uma letra de cada pessoa envolvida!!
D……. leopardo
M……conq./caça
A…….hiena
P……..hiena
N…….hiena
P……..amigo fdp
e borbulhas de amor a música do filme…
Está é uma obra de ficção!!!!
Construção Civil do Projeto LUZAMBA.
O início dos serviços de construção se deram a partir de maio de 1991 qdo ingressei no Projeto e e imediatamente fomos conhecer, primeiro Cafunfo e depois a Vila de Luzamba, já seguramente acompanhado pelo exército. Como estratégia inicial tínhamos que preparar uma base em Cafunfo (lá existia uma pista de pouso e o exército) e iniciar os trabalhos de reforma das casas (10) e a GH.
A partir daí tivemos as primeiras reuniões de PA em Luzamba e como só tínhamos 03 casas reformadas dormíamos em alguns quartos com 08 pessoas. Lembro que estávamos reunidos na sala da casa 2 que em frente estava um pelotão do exército para nos dar “proteção”, do nada começaram entre eles a trocar tiros e nós todos fomos para debaixo das mesas e sofás, na minha frente com olhos esbugalhados👀 estava o Nilton T. e depois de longos minutos falei para ele, “ô verdinha difícil de ganhar hem” todos relaxaram e logo após apuramos que alguns do exército tinham bebido, o que era um perigo pq com pouco já passavam do limite. Destaco a experiência em Capanda de Altair e Rodney principalmente no tocante ao orçamento que vínhamos com índices totalmente equivocados daqueles praticados em Angola.
Iniciamos os trabalhos e percebemos que os pedreiros e carpinteiros angolanos eram apenas serventes, o que faziam pela manhã, desmanchavam a tarde. Aprendíamos rápido e nos convencemos em trazer expatriados com o objetivo de realizar/treinar os Angolanos e o principal, redefinimos a nossa estratégia para seguirmos:
. Construções tradicionais(alvenaria/massa/pintura/carpintaria) somente as reformas das 10 casas existentes, ampliação, reforma da GH, SHORT HOUSE e estruturas das Lavarias e Pré-Tratamento.
O Quartel e Vivência da SEGURANÇA, Alojamento dos funcionários e mais dez casas, essas em função da quantidade de expatriados e solicitações de moradia, TODAS PRÉ- FABRICADAS.
Avançamos bastante e todos foram importantes nessa estratégia, Delmar, Mr. John, Naim e Nilton Teti.
A SINERGIA era um fator marcante do Projeto com todos da Geologia, Mineração, Exploração, Equipamentos, Terraplanagem, Metalurgia, Fazenda e Fábricas, Engenharia, Suprimentos, Comunicação e Construção em perfeita sintonia.
Em outubro de 1992 iniciamos os Projetos da Vila LUZAMBA com um escritório de Arquitetura/Urbanismo para a vivência duradoura, mas o projeto foi interrompido como todos sabemos.
Agradecimento àqueles que me ajudaram muito em todo o Projeto, Naim, Nilton T., Paulo Ramos, Pedro Chaves, Johan, Mike, Andy, Bill, Carlos Guimarães, Àrede, Elson Calazans, Grande, Gilbertão, Pimenta e Jaime Pinto e todos que participaram desse grande Projeto!!
UMA CASA, SEU DONO, só poderia ser de DELMAR e Mr.JOHN.
VIVÊNCIA EM LUZAMBA”
1a PARTE
Chegamos inicialmente em Cafunfo onde ficamos por mais ou menos 01 mês e lá deixamos uma casa para a equipe de Geologia e outra para Suprimentos até mudarmos para Luzamba, onde íamos bem cedo e retornávamos antes de anoitecer por conta de segurança.
No Cafunfo tínhamos como dormir seguro pq 01 casa depois da nossa era a casa do General Mendes e do Coronel Tavares. No Cafunfo aconteceram dois sustos, o primeiro foi qdo ia retornar para Luanda no Skyvan (container voador) e aguardava o pouso de uma aeronave do exército que ao tocar no solo perdeu o controle, saindo da pista e os (12) piloto/copiloto e passageiros do exército tiveram que voltar comigo no vôo para Luanda alguns feridos gravemente e outros menos (choro e gritaria). A outra cena que me chocou foi qdo estava no fundo da casa com Paulão (ch. cozinha) e percebemos um alvoroço, abrimos apenas a janelinha da garagem e do outro lado da rua havia chegado uma carreta com víveres para o exército e todos foram para cima, ao olhar para a direita vi chegar o coronel Tavares e outros oficiais a gritar para se afastarem, eles não obedeciam e de repente um dos oficiais dá um tiro no joelho de um dos rebeldes a partir daí fechamos a janelinha, percebemos o silêncio e todos obedeceram às ordens dadas.
A lei do mais forte (Selva).
2a PARTE
LUZAMBA- O início
Já tínhamos algumas casas reformadas e já podíamos dormir em 03 delas, quartos com 08 pessoas e 06 pessoas e em desses quartos cheguei a dormir com Mr.John / Bárbara, Andy M. Eu, uma arquiteta (não lembro, mas seria a Rochelly?) que iniciou comigo o projeto de ampliação da GH e mais 01 pessoa que tb não lembro. A arquiteta depois de algumas situações voltou para Luanda/Brasil, mudávamos a roupa entre o espaço dos beliches e ficava impressionado/admirado com a parceria de Mr. John / Ms.Bárbara. Depois mudei para o quarto com 08 pessoas aí percebi qtos e bons roncadores tínhamos. O desenhista Paulão, putz um D-8 sem descarga!!
3a PARTE
Mudança para a VILA dos Trailers de LUZAMBA, começávamos a melhorar e tive o prazer de dividir o meu Trailer com Leonardo Tavares o famoso Nézinho do Jegue (roncava igual), um gentleman, descobri depois que o mesmo já era famoso nas repúblicas de obras no Brasil pelo fato de toda vez que precisavam matar um perú para comer prendiam na janela do quarto dele a noite, ele roncava e o perú respondia Gluglu, Gluglu, ao amanhecer o perú já estava sem emitir nenhum som (bebinho) pronto para o abate.
Mas a educação dele era tanta que me presenteou com dois conjuntos de protetor auricular (depois de perceber que eu dormia em helicóptero) e sempre pedia para eu dormir primeiro. Léo não continuou no Projeto por conta da primeira crise séria com os kamanguistas, esse fato ocorreu qdo os mesmos tentavam pegar o nosso transporte dentro do canteiro se passando por trabalhadores e a nossa segurança detectou, aí o pau comeu. Foi tiro para todo lado, eu estava com Newton Brets e Gilbertão tratando do projeto da PTT antes da Lav. de Mucussuca quando ouvi pelo rádio as pessoas e a Segurança além dos tiros, pedi aos funcionários para se esconderem no mato ao lado da PTT e em uma atitude impensada retornamos os três para o canteiro, fomos parados no Bala Bala, cercaram o nosso carro e aos gritos, “foram os brasileiros que trouxeram os ingleses” e começaram a jogar pedras no carro ao mesmo tempo que alguns me reconheceram, também vinham do canteiro na nossa direção alguns indivíduos e um com a pistola no calção sacou a arma que me apontou pelo lado do carona (abriu todo mundo) onde estava o Newton Brets, no meio o Gilbertão e eu dirigindo, falei para ele, “se vc fez alguma coisa errada suba aí atrás, que nós vamos resolver” e ele tentou subir, nesse momento arranquei a BG 4.1 a toda, Era uma linha reta para o nosso canteiro e nós três de cabeça baixa por 10 a 15 longos segundos, levantamos a cabeça e ele não atirou, depois fiquei sabendo que ele tinha matado o oficial da Polícia Mineira que ficava na frente do nosso canteiro e era o FDP pelos tiros disparados. Ao chegar ao canteiro percebi logo o silêncio, a Segurança socorrendo o Buchanas que apanhou muito e a chegada de Amaro para dar socorro tb que rapidamente me colocou a par da morte do oficial da Polícia Mineira, procurei saber de todos e ele me disse que todos fugiram e muitos foram em direção do Cafunfo pela pista (pequena) do aeroporto. Fui procurá-los e encontrei o meu amigo Léo a uns oito kms dali, com muitos outros e graças a Deus ninguém ferido, mas abalados. Nessa noite o Léo me disse que não ficaria mais no Projeto, me dizendo, somos engenheiros e não guerrilheiros, o que fez logo no outro dia com a chegada de DELMAR. Logo depois passados 40 dias mudamos para a GH.
Mas aí será outra etapa…. CORCOVADO!!
3a ETAPA
Mudamos para a famosa Guest House (Casa de Trânsito) no final de outubro e logo a seguir chegava o meu grande parceiro Paulo Ramos para assumir a Terraplanagem. Os desafios só cresciam, mas as condições também, a tal SINERGIA era colocada em prática no trabalho (alguns arranca rabos) e no lazer (futebol, futevôlei, peteca, festas e um pouquinho de amor tb). Agora a vida a dois requer paciência e resiliência, me divertia demais com as tiradas de Paulo, mas chegamos a um grau de intimidade que eu não tinha com minha mulher!!! E vou contar……….
Eu nunca fumei na vida e ele fumava escondido no quarto!!
Guerra química, não sei o que fdp comia, mas eu sempre perdia (com dedicatória, esse é para vc gordinho).
Lá no banheiro de porta aberta e gritava, pega o papel aí gordinho… depois de um tempo disse para ele se virar, aí foi minha desgraça!!
Ele saia do banho e ia mudar de roupa no quarto, colocava a roupa na cama e se abaixava, e eu dizia é o CORCOVADO em Luzamba!! E diante de minha recusa em pegar o papel ele vinha pegar, aí mudava para COCÔOVADO!!
Ainda para me sacanear ele não aliava meus sentimentos e cantarolava todo dia.. gordinho furaram seu olho.. tuco.. tuco!!
rsrsrsrsrs…..
Fora as brincadeiras o meu amigo Paulo me deu uma motivação extra para seguir no projeto pela sua coragem, inteligência e amizade. Obrigado Paulo!!
Obrigado a todos os integrantes de LUZAMBA!